Muitos ainda acreditam que cuidar dos dentes é uma questão puramente estética. Isso está longe de ser verdade. A saúde bucal dos cães e gatos é fundamental para a saúde dos pets a fim de evitar doenças sérias que colocam em risco a vida do seu amigo. A odontologia veterinária é a área que cuida da saúde bucal do seu pet desde cedo, detectando possível má formação dentária, acúmulo de tártaro e placa bacteriana, inflamação e infecções nas gengivas que são alguns males que causam muita dor ao animal, perda de dentes e podem até afetar outros órgãos como coração, rim, pulmão, fígado e outros órgãos vitais. 

Mau hálito, como e por que ele ocorre?

Alguns tutores acreditam que o cheiro forte é normal do pet e acabam não dando tanta atenção para esse problema. Contudo, o mau hálito pode ser um forte indicativo de doença instalada na boca do seu animal.

Em muitos casos ele surge devido à falta de higienização bucal. Isso porque durante o dia os cães acumulam alguns resíduos na boca. Quando esses restos permanecem mais tempo do que deviam, começam a formar uma placa bacteriana (tártaro), que por sua vez produzem gases que tem um odor ruim (halitose). Além disso, as infecções da boca e as inflamações na gengiva (gengivites) também podem ser as causas.

*Higienização: A escovação tem que ser diária, pois ajuda a retirar qualquer resíduo presente nos dentes, como também contribui para que a formação das substâncias da placa dentária não consiga se desenvolver; 

A atenção com a saúde bucal é fundamental e deve iniciar ainda na fase de filhote. Começando a escovação e a higienização da boca neste período, você acostumará os pequenos a um importante cuidado para preservação de sua saúde. Outras alterações podem ser diagnosticadas e tratadas nos filhotes, evitando que persistam e se agravem durante sua vida adulta, como a não erupção (nascimento) dos dentes de leite e defeitos na mordida.

Mesmo com animais adultos não habituados, iniciar uma rotina de prevenção com escovação e limpeza é muito importante. A dica é tornar a escovação divertida como se fosse uma brincadeira. A pasta para pet não é tóxica e pode ser ingerida, portanto não é necessário enxaguar.

*Veterinário: Quando o cão já está com acúmulo de tártaro, apenas as escovações não serão suficientes. É necessário realizar sua retirada através de um simples procedimento cirúrgico. Esse processo é mais demorado e trabalhoso. O cão precisará de anestesia geral, pois a remoção é um tratamento periodontal e no processo o veterinário irá precisar afastar as gengivas do cão para fazer a limpeza completa.

Antes da limpeza completa em um cão de 12 anos.            
Depois da limpeza completa em um cão de 12 anos.            

*Boa Alimentação: Alimentação de boa qualidade é essencial para o equilíbrio da flora oral, para a manutenção da saúde da gengiva e para ajudar na retirada do acúmulo bacteriano.

Os petiscos e brinquedos feitos para limpar os dentes de seu pet, ajudam a fortalecer as gengivas e são um ótimo auxílio, assim como os enxaguantes bucais que mantem a boca do seu amigo sempre cheirosa, ficando assim longe de bactérias.

Como saber se meu animal está com tártaro?

Não é uma tarefa difícil, pois um dos primeiros sinais é quando o cachorro tenta lamber nosso rosto ou as patas e de imediato você sente o mau hálito. Nessa fase, a doença periodontal (tártaro, inflamação das gengivas e infecção) já está instalada de forma grave.

Caso queira olhar a boca de seu pet diretamente, é possível ver a placa bacteriana em manchas amareladas ou esverdeadas, próxima à gengiva ou nos dentes.

E aí, já olhou a boca do seu amigo hoje?

Dra. Larissa Gomes – CRMV – SC 8723

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VEJA MAIS

Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre saúde mental. E a ressaltamos sobre a importância de combater o estigma que gira em torno disso!