A procura por médicos veterinários especializados cresce exponencialmente. O especialista é aquele que estuda profundamente a sua área e, por isso, estabelece diagnósticos precisos e tratamentos assertivos, diminuindo o tempo de tratamento. Dentre as especialidades veterinárias está a oftalmologia, que cuida dos olhos e da visão dos animais.
DOENÇAS MAIS COMUNS
Inúmeras doenças podem afetar os olhinhos dos pets e um diagnóstico precoce e preciso destas doenças pode salvar a visão do paciente. Como por exemplo:
- Conjuntivite
- Catarata
- Glaucoma
- Úlcera na córnea
- Síndrome do olho seco
- Uveíte em cães
Outro problema comum entre os animais, principalmente os cães, é a famosa lágrima ácida. Pets de pelagem clara e/ou focinho achatado são as principais vítimas dessa condição, entre eles estão:
- Spitz Alemão
- Buldogue Francês
- Maltês
- Shih Tzu
- Poodle
- Chihuahua
- Persa
ESTRUTURA
Através de uma consulta oftálmica, o oftalmologista faz testes e usa equipamentos modernos e sofisticados para uma perfeita avaliação ocular. Assim, pode ser feito um tratamento adequado para seu pet.
Além do tratamento, aqui na Petnautas, repassamos todas as orientações necessárias, desde limpeza, possível troca de ração e demais medidas a serem tomadas.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Os sinais clínicos mais frequentes de doenças oculares são: alteração na cor dos olhos, coceira, secreção e vermelhidão ocular (principalmente a conjuntiva), lacrimejamento excessivo, secreções oculares mucoides, aversão à luz forte (dificuldade de manter os olhos abertos) e diminuição da acuidade visual.
Caso você observe qualquer alteração nos olhinhos do seu pet, agende um atendimento com o oftalmologista! O diagnóstico precoce é melhor opção para seu amigo ver todos os momentos que vocês passam juntos.