Tirar um gatinho do conforto do seu lar nem sempre é uma tarefa fácil!!! E o desafio se torna ainda maior se esse “passeio” é uma ida ao veterinário. Para a maioria dos bichanos, sair do conforto do seu lar é motivo de muita angústia e stress.

       Com intuito de minimizar esse stress, nossa equipe de especialistas em comportamento felino separou algumas dicas muito legais para vocês tutore

1. O transporte deve sempre ser feito de maneira segura, para que felinos e tutores estejam protegidos e se sintam o mais confortável possível nesse caminho. Para isso é necessário escolher com critério a caixa de transporte, as mais indicadas são aquelas de abertura superior, onde impaciente pode ser examinado até mesmo dentro da caixa.

2. Após escolher a caixa é importante acostumar seu gatinho a gostar de estar lá dentro. A caixa deve fazer parte da ” mobília” do gato. Dessa maneira a caixa de tornara um refúgio para quando estiverem fora de casa. Durante esse treinamento o reforço positivo é muito importante!!! Petiscos, brinquedos e produtos como Feliway ajudam muito nessa fase.

3. Leve ao consultório petiscos e brinquedos preferidos do seu gato, para que o ambiente se torne mais familiar. Mantas ou cobertinhas com Feliway ajudam para que o ambiente hospitalar se torne mais familiar. Cobrir a caixa com manta, pano ou lençol também ajuda a diminuir o stress durante o transporte.

4. Durante a consulta tente se manter calmo, isso ajudará seu amigo a se sentir seguro. Recompense comportamentos desejáveis. Mesmo gatos calmos podem mudar o comportamento diante de uma situação inusitada como esta!  Um médico veterinário experiente com felinos saberá conduzir a consulta com o mínimo de desconforto para seu gato.

5. Se seu pequeno já passou por experiências ruins em consultas anteriores ou não foi socializado a tempo, pode ser que ele precise de ajuda medicamentosa para não sofrer tanto com o stress. Neste caso, converse antes com o médico veterinário para que ele possa lhe orientar adequadamente.

6. A volta pra casa é outro momento importante. Ao chegar em casa, deixe o gatinho dentro da caixa por alguns minutos em um ambiente que lhe seja familiar e só depois solte-o.

Gostou das dicas?!  Quer saber mais sobre esse universo tão encantador dos felinos?

Deixe sua dúvida ou sugestão que nossa Equipe especializada em Felinos terá o maior prazer em responder!!!!

Até a próxima!

Bibiana Oliveira | Clínica de Felinos – CRMV-SC 2978

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VEJA MAIS

Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre saúde mental. E a ressaltamos sobre a importância de combater o estigma que gira em torno disso!