O exame ultrassonográfico é um método não invasivo, que apresenta 94% de precisão para diagnosticar a gestação a partir do 30º dia após a cópula, além de auxiliar na estimativa da idade gestacional através da análise do desenvolvimento dos órgãos fetais e também acompanhamento da saúde materna durante esse período. Para a realização do exame o ideal é que o paciente esteja em jejum e com a bexiga urinária cheia durante o exame.
Se o paciente estiver no início da gestação será possível diagnosticar a chamada “vesícula gestacional”, que em cadelas será após 24 dias e nas gatas 20 dias do início gestacional. Essa vesícula é uma estrutura esférica contendo um líquido que envolve o embrião, no entanto não é possível diferenciar os bracinhos, perninhas e cabecinhas, mas em muitos casos provavelmente teremos o batimento cardíaco presente.
Conforme a organogênese fetal, ou seja, o desenvolvimento dos órgãos do embrião, iremos estimar a idade gestacional e os prováveis dias do parto, por isso o acompanhamento gestacional é tão importante. E supondo que passou do dia estimado e não ocorreu o nascimento, o ultrassom será fundamental para avaliação dos bebês e juntamente com a clínica, avaliar a necessidade de uma cesária.
Élide Tibaldi Reis – CRMV-SC 10544
Referências bibliográficas:
Mannion, P. Diagnostic ultrasound in small animal practice
Penninck, D. D’Anjou, M. Atlas of small Animal ultrasonography
Castro, V. Mamprim, M. Lopes, M. Sartori, R. Acompanhamento da gestação em cadelas.