A cinomose é uma das doenças mais temidas pelos tutores de cães, sendo que essa não atinge os gatos. A doença ataca o sistema digestivo, respiratório e, por fim, o sistema nervoso central, causando: tremores, fraqueza, vômito, convulsões e podendo levar até a morte.
A partir dos sintomas é possível ter um diagnóstico precoce. Porém, apenas após a realização do teste para o parvovírus canino temos certeza da situação do animalzinho.
Se tivermos um resultado positivo para parvovirose, a estrutura do hospital permite que o paciente seja internado em um espaço isolado dos outros animais, para que não corra o risco de outro animal adquirir a doença.
Não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. No entanto, o tratamento consiste em tratar os sintomas causados nos diferentes sistemas acometidos como por exemplo:
- Antibiótico e anti-pirético aliando a expectorantes como bronco dilatadores e antieméticos para o sistema respiratório;
- Soro para corrigir a desidratação causada pela diarreia;
- Anticonvulsivante para o sistema nervoso;
- Suplementos para melhorar a imunidade do animal.
Mesmo com esses métodos alternativos de tratamento, no entanto, a melhor forma sempre é a prevenção através da vacinação do cão.
Aqui no hospital veterinário Petnautas possuímos uma estrutura e equipe especializada 24 horas disposta para atendê-lo.