A biopsia por congelação é um procedimento realizado no momento da cirurgia, onde o patologista avalia os fragmentos para auxiliar na conduta imediata do cirurgião. As alterações encontradas podem trazer melhores respostas terapêuticas ao paciente, evitando novas operações ou quadro recidivantes.

Na medicina veterinária, este procedimento ainda não é uma realidade na maioria dos laboratórios ou clínicas e hospitais veterinários, por mais que na medicina humana já seja algo rotieneiro.

Alguns objetivos e vantagens da biópsia por congelação são listadas abaixo:

– Permite a observação e diferenciação de quadros neoplásicos, infecciosos ou inflamatórios;

– Permite a avaliação de margens cirúrgicas, observando no ato transoperatório se há comprometimento ou se há tecidos livres.

– Diferencia processos malignos e benignos;

– Permite a abordagem mais ampla de margem tecidual se houver comprometimento, evitando novas intercorrências.

Por mais que há grande vantagem e por ser prático, alguns diagnósticos podem necessitar de avaliações complementares para o diagnóstico definitivo, por exemplo: casos de neoplasia malignas pouco diferenciáveis ou até neoplasias melanocíticas com diferentes padrões de distribuição celular.

Atualmente, pouco se pesquisa sobre esse método na medicina veterinária, assim que tiver novos estudos e publicações científicas, iremos atualizando nossa equipe.

Leonardo Silva da Costa – CRMV – SC 9978

compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

VEJA MAIS

Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre saúde mental. E a ressaltamos sobre a importância de combater o estigma que gira em torno disso!